quarta-feira, 15 de junho de 2011

Introdução à TV LED


  • O que é?

Sabe aquela pequena luz colorida que indica se um equipamento - eletrônico ou não- está ligado ou desligado? Pois esses são os Led, um velho conhecido de todos que depois de anos amargurando papéis de pouca importância finalmente se torna protagonista no competitivo mercado dos televisores de alta definição.

  • Quais são as vantagens da tecnologia Led?

  1. Imagens mais nítidas: A tecnologia formada por micro leds (Light Emmiting Diode - Diodo Emissor de Luz), que alteram a sua intensidade de luz para formar imagens e são responsáveis pela possibilidade do design ultra slim (suas taxas de contraste estão em torno de 100.000:1 e 1.000.000:1.
  2. Consumo de energia: Seu consumo de energia é inferior ao de tvs LCD resultando em mais um benefício doméstico e até ambiental a redução de consumo de energia elétrica (consumo de 140W em média).
  3. Espessura do aparelho: LED TV Série 6000 – Ultra Slim Resolução Full HD (1920x1080p) "Design Touch of Color Ultra Slim" 3 cm de espessura.

História da televisão de plasma

O primeiro monitor monocromático de plasma foi desenvolvido em 1964 para os computadores PLATO (PLATO Computer System), em parceria com a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign por Donald Bitzer, H. Gene Slottow e o estudante Robert Wilson. As vantagens da aplicação de monitores de plasma em informática até meados da década de 70, eram sua robustez e por não necessitarem de buffer de dados para atualização de imagens. Com a queda de preço dos semicondutores (Lei de Moore) os CRTs dominaram o mercado até o final dos anos 90. Em 1997, a Fujitsu introduziu o primeiro televisor de plasma 42 polegadas no varejo. Este tinha resolução de 852x480 (EDTV), varredura progressiva e custava US$ 14.999 à sua estréia.



fontes de pesquisa : http://tvoled.blogspot.com/2009/08/o-que-e-plasma.html

Impacto Ambiental "LCD"


Impacto Ambiental “LCD”

Índice.jpegAlguma substancia química utilizada no televisor de LCD:

· Chumbo: Afeta a cadeia alimentar porque é cancerígeno.

· Plástico: Provém do petróleo, fonte não-renovável de energia. Portanto, o desperdício do lixo plástico é mais grave, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico.

· Cristal líquido: Composto químico, podendo levar a morte se ingerí-lo.

· Metal: Tempo de decomposição elevado, prejudicial a saúde.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Liquid_crystal_display



Vantagens e Desvantagens do LCD

Vantagens

  1. Os monitores do tipo LCD possuem uma tela que é realmente plana, eliminando as distorções de imagem dos monitores do tipo tubo de raios catódicos, ou CRT (que têm suas telas curvas);
  2. Cansam menos a vista;
  3. Consomem menos energia;
  4. Emitem pouquíssima radiação nociva (alguns modelos já não emitem radiação nociva alguma);
  5. Modelos recentes têm correções de distorções, deixando as imagens em estado harmônico e mais real, mesmo em movimento.

Desvantagens

  1. Têm o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), sofrendo com o problema do black light e white light, embora isso aconteça apenas em modelos mais antigos. Atualmente, as maiorias dos monitores de LCD chegam a 178º de visão.
  2. A persistência do estado lógico dos pixels LCD pode levar a efeitos de "arrasto" na exibição de imagens com movimento.
  3. A resolução não é constante, com perdas de 50% em imagens em movimento (em modelos mais antigos).
  4. Não tem boa definição com fontes SDTV: TV aberta e cabo analógico, DVD, SKY SD (480i).

Fonte: http://cristaisliquidos.blogspot.com/2007/11/vantagens-e-desvantagens-do-lcd.html

Evolução de Mp3

Com a popularidade dos usuários do formato MP3, logo surgiram os tocadores de MP3, ou MP3 Players, para que os fãs de música pudessem ter uma opção de ouvi-las fora de seus computadores.

Pegando “carona” no sucesso dos MP3 Players, inventaram o MP4 Player, que se apresenta como “a evolução do MP3″. Mais não mas de um MP3 com uma telinha LCD capaz de reproduzir música e alguns formatos de vídeo mais simples.

Quem está de olho em um MP4 Player deve ficar atento. A estratégia de venda dos MP5, MP6, MP7 e assim por diante se baseia em incluir os mais variados recursos de entretenimento num equipamento básico. Quanto mais recursos, maior o número do “MP”.

MP3
Com o sucesso da tecnologia da extensão .mp3, surgiram os MP3 Players, aparelhos simples, de tela pequena e capacidade de armazenamento variável. São capazes de reproduzir, além de arquivos de áudio em .mp3, também os de extensão .wav (WAVE) e .wma (Windows Media Audio).

MP4
A confusão começa no MP4 Player, que além de música, exibe vídeos. A partir daí, os vendedores acharam que, a cada recurso acrescentado, o número depois de MP poderia ser aumentado para indicar o número de funções no aparelho.

MP5
Já que virou consenso achar que MP4 era ‘a nova geração do MP3 só que com vídeo’, criaram um aparelhinho que, além dos recursos do MP3 e MP4, também tinha câmera digital e game. Assim surgiu o MP5, que não representa qualquer extensão de arquivo, apenas uma suposta ‘evolução’ dos MP4.

MP6
A história não parou por aí e surgiu o MP6: um MP5 que também funciona como celular. Alguns também oferecem suporte a Bluetooth, Java e GPRS.

MP7
Os recursos que são adicionados a cada aparelho ‘evoluído’ difere entre os fabricantes. Por exemplo, os MP7 oferecem TV gratuita (com uma antena externa) ou um celular com entrada para dois chips ou mesmo as duas coisas. Uma filmadora digital foi inserida em alguma dessas versões.

MP8
Alguns MP8 têm tela sensível ao toque e outros oferecem duas câmeras digitais.

MP9
Há MP9s que prometem suporte 3G, acelerômetro – sensor que muda a posição da imagem automaticamente quando colocado na vertical ou horizontal – e até garantem que gravam a programação da TV e de rádios FM.

MP10 e MP11
A confusão é tanta que já criaram o MP10 e o MP11. Além de contar com as mesmas funcionalidades dos anteriores, ambos oferecem a função “Music Shake”, que troca de música ou de imagem com um movimento lateral do aparelho. Aparentemente, os nomes diferentes só servem para confundir o comprador.


Fonte: http://fatioupassou.com/do-mp3-ao-mp11-veja-a-evolucao-dos-tocadores-de-musica-digital-fotos.html