No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com cinco centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis.
Isso tudo ocorreu no II Império, então mesmo o telefone tendo chego, nesta época não foi tanto difundido até por ser o II Império. Outros assuntos estavam com mais ênfase como a abolição da escravatura que cinco anos depois foi decretada. Mas a assinatura da lei foi o golpe de misericórdia para o próprio Império, pois o único grupo que apoiava o regime imperial, a elite cafeicultora do Vale do Paraíba, que não recebeu indenizações, ficou contra o Imperador e abandonaram a política de favores. Essa foi uma causa fortíssima para a queda do Império.
Mas foi mesmo em 1960 que o telefone começou a se difundir mais no Brasil e esta época já estava no governo de JK do qual o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário