segunda-feira, 20 de junho de 2011

3A - PC



ASPECTOS POLÍTICOS
Ano após ano somos estuprados pelos altíssimos impostos no Brasil. Tiram muito e devolvem praticamente nada, deixando um verdadeiro rombo no orçamento de diversos brasileiros. Ano após ano, também, vemos notícias sobre corrupção, festa com dinheiro público e aumento de salários dos políticos, mas não fazemos rigorosamente nada. Há tempo demais somos obrigados a pagar valores exorbitantes para podermos ter aquilo que o resto do mundo inteiro tem barato.
Recentemente o Ministério da Educação (MEC) anunciou sua intenção de levar 356,8 mil computadores a escolas públicas, urbanas e rurais, via seu programa de inclusão digital denominado Proinfo. Na verdade, o MEC não comprará tantos computadores assim, pois ele se valerá do recurso da virtualização e do compartilhamento de computadores. Fato que fará com que o cada computador seja equivalente a dez, bastando ter um monitor, teclado e mouse para cada um.

Com certeza tal medida parece ser bastante barata, pois com três computadores, cada um custando em média 50 dólares (sem contar o custo com os periféricos citados), pode-se manter uma sala de, em média, 30 alunos ocupada.
ASPECTOS SOCIAIS
Nos tempos atuais os computadores estão cada vez mais presentes em diversos setores da atividade humana: da pesquisa científica de ponta, em praticamente todas as áreas do conhecimento, até a mais corriqueira das ações cotidianas. Esse caráter crescentemente ubíquo do artefato tecnológico computador confere, assim, às pessoas que têm na computação sua atividade profissional um papel crucial para o futuro da sociedade. Para que possa desempenhar suas atividades de acordo com essa responsabilidade, necessita o profissional de Aspectos sociotécnicos da computação não apenas possuir conhecimentos técnicos em sua área, mas também ser capaz de orientar-se com respeito aos aspectos sociais de sua atividade profissional, ou seja, deve ser consciente das inter-relações entre a atividade de computação, os artefatos tecnológicos por ela produzidos e seu mais amplo contexto social.
O cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.
ASPECTOS ECONÔMICOS
A economia vem adotando em algumas de suas áreas e correntes, métodos computacionais para lidar com os problemas econômicos. Os testes econométricos, por exemplo, e principalmente os mais complexos, teriam um esforço proibitivo para serem realizados em dados numerosos. Hoje os cálculos são deixados para o computador, ficando o economista com uma tarefa menos repetitiva e analítica.
A simulação de modelos econômicos também é possibilitada pelo uso do computador como ferramenta. Com o advento de modelos cada vez mais complexos, seu comportamento com valores plausíveis (ou até mesmo implausíveis) pode ser verificado ao longo do tempo simulando em computador o mesmo.

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