A máquina de escrever é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
A máquina de escrever possui basicamente alguns componentes principais:
- · Alavanca
- · Teclas
- · Fita
- · Rolo
O funcionamento de uma máquina de escrever vai muito além de apertar umas simples teclas, tudo existe um porquê . Por exemplo para um melhor funcionamento da máquina de escrever as letras são dispostas assim como nós as conhecemos hoje pois quando se aperta uma letra do teclado da máquina de escrever, uma barra de ferro com o tipo (letra) na ponta sobe até encontrar a fita com tinta e papel, martelando estes dois e marcando o papel com a letra desejada.
Nas primeiras máquinas de escrever, se apertavam várias teclas ao mesmo tempo, subiam várias barras de ferro também ao mesmo tempo, e essas barras se enroscavam uma nas outras, travando e forçando o profissional a desenroscar manualmente (puxar de volta) as barras de ferro.
Aí se pensou: se as barras de ferro com os tipos (letras) mais usados ficassem nos extremos direito e esquerdo do teclado, elas não iriam se enroscar com freqüência. Portanto, para evitar esse transtorno, separaram-se as letras mais usadas para as extremidades da máquina de escrever. O idioma inglês é que determinou quais as letras mais usadas.
Outro componente da máquina de escrever é a placa que é a seção da máquina de escrever que detém o papel. A maioria dos rolos são rolos que avançar o papel que cada linha, de modo que o datilógrafo pode se concentrar na digitação. Para usar a máquina de escrever, o dactilógrafo pressiona uma tecla que ativa uma alavanca junto à carta correspondente, número ou símbolo. À medida que a alavanca é empurrada para a frente, parece que é uma fita impregnada com tinta, e então o papel, deixando uma impressão do símbolo desejado para trás.
Um dos principais problemas com o uso de máquina de escrever é que corrigir os erros é muito demorada. Há uma série de maneiras de corrigir os erros com uma máquina de escrever, que vão do uso de uma fita de correcção em mais máquinas de escrever modernizada para realmente apagar a tinta e escrevendo sobre ele. De qualquer forma nenhuma dessas maneiras é tão simples quanto usar o “Delete” do computador, e por isso a máquina de escrever tornou-se tão obsoleta, perdendo seu espaço no mundo para o computador que possui muito mais recursos que uma simples máquina de escrever.
A máquina de Escrever possui como principal impacto ambiental que muitos de seus componentes usam materiais como ferro, e plástico, materiais que muitas vezes são jogados na natureza sem serem reaproveitados. Atualmente grande parte dessas máquinas de escrever tornaram-se obsoletas e ao serem trocadas por computadores mais modernos e práticos foram sendo jogadas no lixo e muitas de suas peças que poderiam ser reaproveitadas não foram.
A máquina de escrever tem também um grande impacto ambiental, já que para funcionar há a necessidade de utilizar papel, e apesare de parecer insignificante o numero, perceba quantos papeis não foram jogados no lixo, simplesmente porque uma coisa ou outra foi escrita errada.
Referências
http://fazendoacontecer.net/2009/09/11/maquina-de-escrever/ (Pesquisado em 13/07/2011).
(Pesquisado em 13/07/2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário